Assembleia Legislativa celebra o Dia Nacional do Fisioterapeuta, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel
A Assembleia Legislativo de Goiás (Alego) realizou na noite dessa terça-feira, 15, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a sessão especial em alusão ao Dia Nacional do Fisioterapeuta, celebrado anualmente no dia 13 de outubro. Foram entregues o Certificado do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a profissionais da categoria que se destacaram no exercício da sua atividade.
Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além do parlamentar: secretária de projetos especiais da Alego, Cristina Lopes Afonso; presidente da Federação Nacional das Associações e Empresas de Fisioterapia (Fenafisio), Braulio Henrique Brasil Mendes; presidente da Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas e Acupunturistas (Sobrafisa), Simone Lemos; presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 19), João Batista da Silva Junior; diretor regional da Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva (Assobrafir), Leonardo Lopes do Nascimento; e a fisioterapeuta Eglacy Consenza da Silva.
Em sua fala, Virmondes destacou o papel da Alego em aprovar leis valiosas para o Estado, bem como apoiar ações de governo e a importância de acolher os profissionais de destaque, como na sessão desta noite, reconhecendo seu papel. “Aqui é o espaço para isso, lembrar e ter referência de boas pessoas que concretizam seu papel, em sua área, sendo um profissional de respeito, que valoriza a saúde e ajuda no desenvolvimento deste estado. Fico feliz de tê-los aqui nesta noite.”
Fisioterapia e renascimento
Em seguida, a secretária de projetos especiais do Parlamento, Cristina Afonso, falou da sua emoção em participar da sessão promovida por Virmondes. “Para mim, fisioterapia representa renascimento e novas oportunidades. Eu, que fui vítima de uma tentativa de feminicídio, sobrevivi contrariando as previsões e encontrei na fisioterapia o meu renascimento, o que me trouxe perspectivas de mudanças”, contou.
A gestora enfatizou ainda que foi em Goiânia que construiu sua carreira, sua vida política e afetiva e que, 30 anos deles, foram trabalhando na Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (Eseffego). “Para gente, a Assembleia estar nesta luta e nesta pauta é fundamental”, concluiu.