Anderson Teodoro defende alteração em política de proteção a pessoas com autismo
O deputado Anderson Teodoro (Avante) apresentou recentemente, em Plenário, o projeto de lei nº 20104/24, que altera a Lei nº 19.075, de 27 de outubro de 2015, que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A mudança inclui no artigo 3º da legislação a obrigatoriedade da presença de, no mínimo, um funcionário treinado, nas empresas que possuam grande fluxo de pessoas, para lidar com eventuais desregulações emocionais de pessoa com TEA.
O parlamentar justifica que a proposta visa a instituir treinamento para os funcionários de empresas com o intuito de capacitar a
equipe a atender, adequadamente, pessoas autistas, além de combater os estigmas enfrentados por essa parcela da população.
Para isso, explica Anderson Teodoro, a capacitação deverá ser ministrada, preferencialmente, por profissionais qualificados ou especializados em lidar com TEA. “A finalidade será capacitar os funcionários, no manejo de comportamentos e de desregulações emocionais, além de expor e esclarecer os aspectos legais relacionados aos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, defendeu o deputado.
A proposta foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, onde foi distribuída à relatoria do deputado Wilde Cambão (PSD).