CDH vai debater políticas para a juventude a serem apresentadas no G20 — Senado Notícias
Representantes dos jovens nas discussões do G20 terão a oportunidade de apresentar ao Senado suas propostas de políticas pública: a Comissão de Direitos Humanos (CDH) realiza audiência pública com esse objetivo na terça-feira (20), a partir das 14h30.
O requerimento para a audiência (REQ 44/2024-CDH) foi apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão. Deverão ser discutidas, entre outras questões, políticas públicas sobre o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; as mudanças climáticas; a transição energética; e o desenvolvimento sustentável.
O Brasil, que está na presidência rotativa do G20, vai sediar a Cúpula de Líderes nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. Está prevista a participação de outros 19 países-membros, mais a União Africana e a União Europeia. O governo brasileiro propôs maior participação da sociedade civil por meio do denominado G20 Social, que visa aumentar a participação de atores não governamentais nas decisões do G20.
Paulo Paim afirma que a audiência estará em sintonia com as prioridades brasileiras no G20, que também incluem o diálogo com jovens de outros países.
Esses diálogos vêm acontecendo por meio de diferentes plataformas. Uma delas é a “Série Desafios”, que promove propostas para o Youth20 (Y20), grupo que discute e propõe políticas públicas para os integrantes do G20. Essas plataformas também têm o objetivo de facilitar a interação entre governos e organizações juvenis.
Além de Felipe Paullier, subsecretário adjunto da ONU para a juventude, já confirmaram presença na audiência representantes da Secretaria Nacional da Juventude e de entidades sobre inclusão e diversidade no G20.
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)