Inscrições para pós-graduação em ‘Poder Legislativo e Direito Parlamentar’ continuam abertas
No último dia 16 a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Escola do Legislativo, deu início às inscrições para o processo de seleção para o preenchimento de vagas para o curso de pós-graduação latu sensu (especialização) em Poder Legislativo e Direito Parlamentar. O período de adesão vai até o dia 16 de agosto.
A seleção se destina ao preenchimento de 120 vagas no total, sendo divididas em duas turmas de 60 alunos cada. O curso será ministrado pela Escola do Legislativo, com apoio da Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa. Em 21 de agosto, haverá a divulgação do resultado final das inscrições deferidas e convocação para a fase de entrevistas. Já o resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 6 de setembro. O período de matrículas vai de 9 a 23 de setembro.
No módulo 1 do curso, que começa em outubro e vai até dezembro, os alunos estudarão as disciplinas Noções de Sociologia e Filosofia Jurídica, Teoria da Constituição, Organização do Estado e Direitos Fundamentais, Poder Legislativo e Representação, Metodologia de Pesquisa Científica e Estatística.
Esta pós-graduação conta com 80% do quadro dos seus professores como mestres e doutores. Ela não é vinculada a nenhuma instituição de ensino, ou seja, foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação e será ministrada, organizada e executada 100% pela Escola do Legislativo.
Bolsa integral
O curso terá o valor total de R$ 1.782,00 (um mil setecentos e oitenta e dois reais), divididos em 18 (dezoito) parcelas mensais de R$ 99,00 (noventa e nove reais), a serem pagas mediante boleto bancário, sendo uma no ato da matrícula e as demais a vencer no último dia útil dos meses de outubro deste ano a dezembro de 2025.
Todos os alunos terão direito à bolsa de estudos integral, ficando obrigados ao ressarcimento do valor integral do curso nas hipóteses de: I – desligamento do curso, por solicitação de cancelamento de matrícula, a qualquer tempo; II – exoneração e destituição de cargo em comissão ou efetivo.
O título a ser conferido ao concluinte do curso será o de Especialista em Poder Legislativo e Direito Parlamentar, certificado pela Escola do Legislativo da Alego.