Colônia italiana será homenageada pela Assembleia Legislativa em sessão solene no dia 27
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), promoverá sessão solene extraordinária em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A solenidade terá a entrega do Certificado do Mérito Legislativo e da Medalha Pedro Ludovico Teixeira, com previsão de início para as 19 horas desta segunda-feira, 27, no Plenário Iris Rezende Machado.
Em 2024 é celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana, marco para a história nacional. Comemorado oficialmente em 21 de fevereiro, a remete à chegada do navio “La Sofia”, em 1874, com quase 400 italianos.
Os italianos desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura brasileira, especialmente no cultivo do café. Além disso, contribuíram significativamente para a indústria, comércio, artes e gastronomia. A presença italiana no Brasil é notável até hoje, influenciando aspectos da cultura brasileira, como a língua, culinária, festas e tradições.
Em Goiás, a cidade Nova Veneza, fundada em 1958, é representada por muitos imigrantes italianos, que preservam a cultura de seu povo e realizam anualmente o “Festival Italiano”, dedicado às tradições italianas mantidas na cidade, por meio do dialeto, dança, música e, principalmente, da gastronomia, que atraem muitos turistas e movimentam a economia da região.
Ao longo de todo processo histórico, Nova Veneza tem participado ativamente do desenvolvimento socioeconômico, político e cultural de Goiás, por meio dos trabalhos de seus governantes e de toda a comunidade.
Medalha Pedro Ludovico Teixeira
Na ocasião, serão homenageados, com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e o chefe da chancelaria consular da embaixada, Andrea Desogus.
A Medalha Pedro Ludovico Teixeira é a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo goiano e foi instituída a partir da Resolução nº 855, de 4 de dezembro de 1991, e tem por objetivo condecorar e reconhecer a pessoa merecedora por seus relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás.