Médicos residentes da Santa Casa de Goiânia encerram greve

Após três dias de paralisação, eles voltaram ao trabalho. Segundo sindicato, hospital pagou os meses da bolsa de estudo que estavam atrasados.

Por Paula Resende, G1 GO

Médicos residentes da Santa Casa encerram greve em Goiânia

Médicos residentes da Santa Casa encerram greve em Goiânia

Após três dias em greve, os médicos residentes da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia voltaram ao trabalho na tarde de sexta-feira (28). Segundo o Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), o fim do ato se deu porque a direção do hospital pagou a remuneração atrasada dos profissionais.

“A direção nos tinha prometido o pagamento da remuneração dos residentes para esta tarde e, de fato, ocorreu. Então, os residentes em assembleia decidiram voltar às suas atividades e marcaram uma próxima reunião para cerca de 10 dias para que as outras pautas sejam discutidas”, disse a direção do Simego em um comunicado.

Na terça-feira (25), o sindicato informou que cerca de 90 residentes passaram a atender apenas casos de urgência e emergência na Santa Casa. Além do pagamento da bolsa de estudo referente aos meses de junho e julho, eles cobravam a reposição de insumos e medicamentos.

O G1 entrou em contato com a unidade de saúde, mas não obteve um posicionamento sobre o fim da greve da a última atualização desta reportagem.

Porém, em nota enviada no dia em que a paralisação começou, a Santa Casa alegou que apenas duas especialidades aderiram à paralisação: ginecologia e cirurgia geral. A previsão era de que os atendimentos não fossem prejudicados.

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou, por meio de nota, que não havia atrasos nos repasses feitos pela Prefeitura ao hospital. O texto destacou que a unidade de saúde é “importante prestadora de serviços ao SUS”.

Quer saber mais notícias de todo o estado? Acesse o G1 Goiás.

Médicos residentes da Santa Casa voltam ao trabalho (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) Médicos residentes da Santa Casa voltam ao trabalho (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Médicos residentes da Santa Casa voltam ao trabalho (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)