Hospital das Clínicas seleciona voluntários que tiveram infarto para pesquisa com castanhas, em Goiânia

Por Lis Lopes, G1 GO

Mix de castanhas para pesquisa nutricional do HC com voluntários com diagnóstico de infarto, em Goiás — Foto: Hospital das Clínicas/Divulgação

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) está selecionando 50 voluntários com diagnóstico de infarto para participar de uma pesquisa nacional de nutrição envolvendo castanhas do Brasil. O objetivo do estudo “Dica-Nuts” é avaliar o efeito da dieta nos níveis de gorduras e açúcares no sangue e no peso dos pacientes.

Para participar, é necessário que o voluntário tenha 40 anos ou mais e diagnóstico médico de infarto agudo do miocárdio nos últimos dois a seis meses. Também é necessário que a pessoa tenha disponibilidade para ir até o HC, no Setor Leste Universitário, em Goiânia, nas datas estipuladas para consultas.

Os participantes serão divididos por sorteio em dois grupos: intervenção e controle.

O grupo de controle receberá uma dieta cardioprotetora e o grupo de intervenção, além da dieta cardioprotetora, receberá kits contendo mix de castanhas para suplementação diária.

Ao longo de quatro meses, os pacientes serão acompanhados por nutricionistas e precisarão realizar exames de sangue na primeira e na última consulta.

De acordo com a nutricionista Camila Moura Batista, que trabalha no HC e faz parte da equipe do projeto, serão coletados vários dados para fazer uma análise do perfil da alimentação de cada paciente.

“Vamos observar os efeitos no organismo, incluindo a perda de peso, o índice de colesterol, dentre outros”, explicou.

O estudo é coordenado pelo Hospital do Coração de São Paulo (HCor) com apoio do Ministério da Saúde. A Unidade de Nutrição Clínica do Hospital das Clínicas de Goiânia é o único centro de estudos que participa da pesquisa na região Centro-Oeste.

Aqueles que tiverem interesse em participar devem entrar em contato pelos telefones (62) 3269-8280 ou 99350-5803 ou pelo e-mail pesquisanutrihc@gmail.com.

Será agendada uma consulta de triagem para verificar se os interessados cumprem os requisitos necessários para participar da pesquisa.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.