Festa de Nossa Senhora Aparecida: veja programação e mudanças no trânsito no DF

Por G1 DF

Imagem da Nossa Senhora Aparecida em frente à Catedral de Brasília — Foto: Natália Godoy/TV Globo
A Arquidiocese de Brasília celebra a Festa da Padroeira do Brasil e de Brasília, Nossa Senhora Aparecida, neste sábado (12). As comemorações começas às 8h30, com uma programação para as crianças, a última missa di dia esta marcada para as 17h e será de uma procissão na Esplanada dos Ministérios.

A manhã do dia 12 de outubro “foi planejada para que as crianças celebrem seu dia com Nossa Senhora Aparecida”, informou a Arquidiocese. Logo após a primeira missa, brinquedos infláveis, barraquinha de pescaria, festival de sorvete e pintura de rosto estarão disponíveis, de graça, com direito à participação no sorteio de presentes.

Na parte da tarde, a programação é direcionada aos jovens e adultos. A partir de 13h30, começam as orações marianas, com o Ofício de Nossa Senhora e o terço meditado. Sacerdotes também estarão disponíveis para atender as pessoas que quiserem se confessar.

Uma estrutura com banheiros químicos e barracas de alimentação será montada próximo da Catedral e vai funcionar durante todo o dia.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida durante missa na Catedral de Brasília — Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Imagem de Nossa Senhora Aparecida durante missa na Catedral de Brasília — Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Padroeira de Brasília

Nossa Senhora foi escolhida para ser Padroeira de Brasília, ainda durante a construção da capital. A imagem que fica na Catedral Metropolitana é um réplica da original.

Ela chegou ao Distrito Federal no dia 3 de maio de 1957, após ter passado por todas as capitais brasileiras.

Neste sábado (12), a missa da tarde, que é seguida de uma procissão com a imagem pela Esplanada dos Ministérios, será presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Sergio da Rocha.

  • 13h30: Ofício de Nossa Senhora
  • 14h: Terço Meditado e início da concentração popular
  • 15h: Homenagem dos Jovens à Santa Mãe de Deus
  • 16h: Momento Missionário
  • 16h30: Preparação para a Santa Missa
  • 16h45: Saída do Clero da Catedral para o altar da celebração
  • 17h: Santa Missa presidida por Dom Sergio da Rocha

Após a Santa Missa, Solene Procissão com a imagem da Padroeira e bênçãos para os doentes, governantes e família.

Fiel ora com imagem de Nossa Senhora Aparecida nas mãos em Ribeirão Preto — Foto: Fábio Junior/EPTV

Fiel ora com imagem de Nossa Senhora Aparecida nas mãos em Ribeirão Preto — Foto: Fábio Junior/EPTV

Trânsito

Para permitir a montagem da estrutura da festa de Nossa Senhora Aparecida, todos os estacionamentos da Catedral, inclusive os da Cúria, estarão interditados a partir da noite desta sexta-feira (11). No sábado. eles permanecem fechados das 7h às 22h.

Nas vias S1 e N1, o trânsito de veículos ocorrerá apenas nas três faixas da direita, ficando as outras três – próximas ao canteiro central – destinadas aos pedestres. As ligações entre elas, no quadrante em frente à Catedral, também ficarão fechadas no dia 12.

A partir das 18h de sábado, em decorrência da Procissão, os agentes de trânsito farão o bloqueio das vias S1 e N1 no quadrante em frente à catedral, desviando o trânsito da S1 para a L2 Sul e da L2 Sul para o Buraco do Tatu, além de bloquear os acessos à N1 pela L4. Os veículos estacionados nos ministérios também não poderão acessar a N1 durante a procissão.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.