Estudante de gastronomia ensina receita do doce quebra-queixo

Sobremesa é considerada tradicional em Goiás. Preparo é simples e sabor lembra cocada.

Por Thalles Pereira*, G1 GO

Estudante de gastronomia ensina receita do doce quebra-queixo

Estudante de gastronomia ensina receita do doce quebra-queixo

O Jornal do Campo deste domingo (23) mostra o preparo do doce quebra-queixo. A estudante de gastronomia Graciele Cardoso de Souza ensina o modo de fazer da sobremesa, que tem sabor semelhante ao da cocada.

Graciele destaca que o prato é tradicional da culinária goiana, principalmente para quem já morou em fazenda. “Esse doce é um doce de avó, da roça mesmo. É um doce bastante antigo”, ressalta.

Como explica a estudante, a receita leva poucos ingredientes e é simples de fazer. Confira abaixo o que é necessário para preparar o doce:

Ingredientes

  • 700 g de açúcar
  • 300 ml de água
  • 500 g de coco ralado
  • 200 g de coco fatiado
  • 75 ml de suco de limão

Doce de quebra queixo leva poucos ingredientes no preparo (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera) Doce de quebra queixo leva poucos ingredientes no preparo (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Doce de quebra queixo leva poucos ingredientes no preparo (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

Modo de fazer

O primeiro passo é caramelizar o açúcar. Para isso, coloque-o em uma panela sobre o fogo e deixe virara um melado, mexendo sempre para que não chegue a queimar. “Quando ele estiver bem mole, moreninho, já está no ponto de fazer o doce”, explicou a estudante.

Assim que o melado estiver no ponto, coloque o suco do limão e misture enquanto a mistura ferve. “O limão vai dar liga no doce, para ele solar mais quando colocar o coco”, aconselhou.

A próxima etapa é acrescentar os cocos ralado e fatiado à mistura. Mexa bem até que todo o coco esteja envolto no melado. Assim que o doce começar a desgrudar do fundo, coloque a água e misture bem. Por fim, sirva em um refratário.