Bombeiros atuam em incêndio na Chapada dos Veadeiros

Delegacia do Meio Ambiente investiga as causas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) prossegue as ações de combate a incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. As equipes atuam desde sexta-feira, dia 27, em conjunto com os brigadistas. O combate às chamas continuam sem interrupção dia e noite.

No sábado, dia 28, 24 bombeiros militares, 9 viaturas, avião e helicóptero do CBMGO, além do uso de diversos equipamentos como drone, GPS, abafadores, bombas costais, sopradores, em conjunto com os Brigadistas do Parque . O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) estão atuando com quartro aviões airtractor.

Os focos que estavam na região do Sertãozem, Vale Dourado e Tocantizinho foram combatidos e extintos graças ao empenho das equipes que combateram no período noturno e diurno. A chuva caiu em alguns locais isolados, mas insuficiente para o combate às chamas. É a grande extensão das áreas atingidas pelo fogo e o terreno é bastante acidentado.

Existe ainda, uma linha de fogo (aproximadamente 8 km) na região do Rio dos Couros. O helicóptero Bombeiro 01 realizou sobrevoo na área que ainda continua com a linha de fogo e está transportando equipes de bombeiros e brigadistas.

As equipes constaram após o sobrevoo de helicóptero a existência de dois novos focos, um na região do Vale Dourado e outro de maior extensão na área dos Couros em Boa Vista. Embora a precipitação hídrica tenha ajudado a enfraquecer alguns focos as ações de combate continuam de maneira intensiva no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

A Delegacia Estadual do Meio Ambiente foi acionada para investigar as causas e achar os possíveis incendiários.

Comunicação Corpo de Bombeiros