Assembleia Legislativa assina acordo de cooperação visando a integrar esforços entre laboratórios de inovação
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) participou, nesta sexta-feira, 12, da assinatura de Acordo de Cooperação (ACT) no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). O intuito é, a partir da tecnologia, aumentar e melhorar o acesso da população aos serviços públicos. O acordo prevê a integração de esforços entre laboratórios de inovação de cada um dos órgãos estaduais, a fim de melhorar a vida da população goiana, por meio da transformação digital. O secretário de Inovação da Alego, Leonardo Rassi, representou o presidente do Poder Legislativo, deputado Bruno Peixoto (UB), na cerimônia.
Uma das ferramentas que podem ser compartilhadas pela Casa de Leis é o aplicativo Deputados Aqui, que facilita a participação ativa da população, oferecendo informações transparentes sobre projetos, votações e atividades parlamentares. Além disso, o aplicativo permite que os cidadãos enviem sugestões, perguntas e acompanhem o andamento de demandas diretamente com seus deputados. Essa iniciativa não apenas fortalece a democracia, mas também promove uma maior confiança e engajamento entre a sociedade e os deputados.
“A grande vantagem de uma rede de inovação é a capacidade de compartilhar experiências e conhecimentos de cada setor. Uma das nossas iniciativas mais inovadoras é o aplicativo Deputados Aqui, que instituímos como uma política pública para aproximar a população dos seus representantes eleitos. Com este aplicativo, utilizamos a tecnologia para criar um canal direto de comunicação, permitindo que os cidadãos estejam mais próximos dos seus formadores de opinião e das decisões que impactam suas vidas”, pontuou Leonardo Rassi.
O acordo foi assinado pelas seguintes instituições: Governo de Goiás, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Economia, Administração (Sead), de Segurança Pública (SSP) e Geral do Governo (SGG); TJ-GO; Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO); Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18); e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico, destacou a importância da iniciativa: “Estamos formalizando a maior rede de laboratórios de inovação do setor público no País. Nosso objetivo é aperfeiçoar os serviços públicos aplicando tecnologia, tornando-os mais rápidos e eficientes para a população”.
Frederico destacou que essa rede de laboratórios visa a promover a transformação digital na administração pública, buscando soluções inovadoras para os desafios diários enfrentados pelos cidadãos. “A inovação é uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a transparência nas ações de Governo. Com esses laboratórios, podemos testar novas tecnologias, implementar melhorias e criar um ambiente propício para a criatividade e o desenvolvimento de novas ideias,” afirmou o secretário.