Rio Araguaia atinge maior nível de água dos últimos cinco anos, em Aruanã

Por Vanessa Martins, G1 GO

Porto da Associação dos Barqueiros de Aruanã, considerado o principal da cidade, em Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Porto da Associação dos Barqueiros de Aruanã, considerado o principal da cidade, em Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros monitora diariamente o rio Araguaia em Aruanã, cidade no oeste goiano, e apurou que o nível da água atingido é o mais alto dos últimos cinco anos. Segundo a corporação, ele está com o leito a 6,25 metros acima do considerado comum no período de seca e ainda pode subir. Este patamar foi atingido no sábado (9) e se manteve neste domingo (10).

Comandante do pelotão da cidade, o tenente Lucas Reis informou que apesar do aumento significativo no nível do leito, não há risco iminente para os moradores ou turistas. Segundo ele, é preciso cuidado ao nadar e navegar, mas para que água chegue ao nível da cidade ainda faltam dois ou três metros.

“A questão de navegação tem que tomar cuidado porque a esse nível acaba arrastando muitos objetos, mas a estrutura de estabilização dos barrancos está intacta. Não há risco de alagamento da cidade ou de queda de alguma barreira. Na verdade, é a época que o rio fica mais bonito”, comentou.

Porto da Associação dos Barqueiros de Aruanã, em Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Porto da Associação dos Barqueiros de Aruanã, em Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Segundo ele, houve alagamento de portos, que ficam a níveis mais baixos do que o restante da cidade. Ainda assim, não foram registradas ocorrências relacionadas a esse aumento no nível da água.

“Esse aumento no nível da água ocorre por questões climáticas mesmo. Começou há duas semanas, quando houve chuvas intensas na região da nascente dele, que é no sudoeste goiano. O máximo que sobe em um dia é 30 centímetros, mas estamos monitorando para garantir que, se tiver qualquer problema, possamos nos antecipar”, completou.

O tenente também lembra que os moradores podem acionar o serviço da Defesa Civil por SMS. Ele envia alertas, por mensagens de celular, sobre riscos na área em que o usuário mora.

Para ter o serviço, que é de graça, a pessoa deverá enviar o CEP de onde vive para o número 40199.

Rio Araguaia cheio em Aruanã, Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Rio Araguaia cheio em Aruanã, Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Rio Araguaia cheio em Aruanã, Goiás — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.