Idosa morre minutos depois de tomar vacina contra H1N1, em Goiânia

Segundo Samu, vítima teve uma parada cardiorrespiratória. Superintendente da SMS diz que caso será investigado, mas que ‘quadro apresentado não é compatível com reação adversa da vacina’.

Por Sílvio Túlio, G1 GO

 Idosa morre minutos depois de tomar vacina contra H1N1, em Goiânia (Foto: Vantuir Oliveira/TV Anhanguera)  Idosa morre minutos depois de tomar vacina contra H1N1, em Goiânia (Foto: Vantuir Oliveira/TV Anhanguera)

Idosa morre minutos depois de tomar vacina contra H1N1, em Goiânia (Foto: Vantuir Oliveira/TV Anhanguera)

Uma idosa de 69 anos morreu na manhã desta quarta-feira (18) minutos após tomar a vacina contra H1N1, no Centro de Vacinação Municipal, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Conceição Macedo Silva sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Logo após ser imunizada, a vítima passou mal e desmaiou na calçada. Os socorristas foram acionados e tentaram reanima-la, mas ela não resistiu.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Flúvia Amorim, afirmou que a morte não apresenta relação com a imunização.

“O quadro apresentado não é compatível com reação adversa da vacina. Tudo leva a crer que ela teve um infarto. Mesmo assim, o corpo será levado ao SVO [Serviço de Verificação de Óbito] para que a causa da morte seja investigada e definida”, disse ao G1.

Flúvia pontua que em casos de reação anafilática à vacina o paciente apresenta sintomas como coceira, coriza e inchamento da garganta. No caso da idosa, conforme ela, houve uma morte súbita.