Governador Valadares comemora 80 anos com programação especial

Data está sendo celebrada deste o início do mês com atrações culturais, esportivas e religiosas; monumento que homenageia emigrantes foi inaugurado nessa segunda.

Por G1 Vales

Nesta terça, programação começou com Alvorada na Associação Santa Luiza (Foto: Prefeitura/ Divulgação) Nesta terça, programação começou com Alvorada na Associação Santa Luiza (Foto: Prefeitura/ Divulgação)

Nesta terça, programação começou com Alvorada na Associação Santa Luiza (Foto: Prefeitura/ Divulgação)

Governador Valadares, maior cidade do Leste de Minas, completa 80 anos de emancipação política nesta terça-feira (30) com uma vasta programação. Desde o início do mês, a data está sendo celebrada com diversas atrações culturais, esportivas e religiosas.

Nessa segunda, um monumento que homenageia os emigrantes foi inaugurado seguindo a tradição de erguer um símbolo comemorativo a cada duas décadas para homenagear os valadarenses que deixaram a terra natal, mas participam do desenvolvimento mesmo à distância.

A programação desta terça começou com Alvorada com a participação da Banda Lira 30 de Janeiro na Associação Santa Luiza, seguida de carreata pelas ruas da cidade.

História da Cidade

Antiga Figueira, distrito da cidade de Peçanha, a cidade foi emancipada em 1938. Nos primeiros anos, o local atraía grande fluxo de pessoas devido ao comércio de mica, madeira e pedras preciosas.

O desenvolvimento local se manteve contínuo até meados da década de 1960, quando a queda do comércio de mica e madeira representaram perdas econômicas para a população local. Paralelamente, começou fluxo migratório para os Estados Unidos. Os primeiros migrantes foram jovens de classe média que foram com fins de intercâmbio cultural. No entanto, a migração para a América do Norte se intensificou nas décadas de 1970 e 1980, desta vez por valadarenses que iam para arrumar trabalho e enviar remessas de dinheiro para seus familiares na terra natal, contribuindo com o desenvolvimento local.

Confira a programação desta terça-feira:

8h às 12h – Museu Itinerante (Hall da Prefeitura)
10h – Bênção Ecumênica (Prefeitura)
10h30 – Cortejo Lira 30 de Janeiro (Saída da Prefeitura rumo à Catedral de Santo Antônio)
11h – Missa em Ação de Graças pelos 80 Anos de GV (Catedral de Santo Antônio)
19h30 – Culto em Ação de Graças pelos 80 Anos de GV (Igreja Batista El Shaday Vila Bretas)
18h – Padre Anderson Gomes (Praça dos Pioneiros)
19h30 – Parabéns/ Show Pirotécnico/ Distribuição do bolo (Praça dos Pioneiros)
20h – Cassiane (Praça dos Pioneiros)