Exposição de orquídeas em Montes Claros reúne cerca de 300 espécies

Por G1 Grande Minas

Mais de 300 espécies de orquídeas estão em exposição (Foto: Fábio Borborema/Arquivo pessoal) Mais de 300 espécies de orquídeas estão em exposição (Foto: Fábio Borborema/Arquivo pessoal)

Mais de 300 espécies de orquídeas estão em exposição (Foto: Fábio Borborema/Arquivo pessoal)

A 17ª Exposição Anual de Orquídeas tem movimentado os apaixonados pelas belezas das plantas em Montes Claros (MG). Cerca de 300 espécies compõem a exposição gratuita, que segue até este domingo (23) em um shopping da cidade. O evento é realizado pela Associação Norte-Mineira de Orquidófilos, e reúne 48 expositores da região e também quatro orquidófilos comerciais de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Petrópolis e Diamantina.

De acordo com a organização, são esperadas sete mil pessoas nos três dias de mostra. Fábio Borborema, presidente da associação, conta que esse número tem crescido ao longo dos anos e atraído vários expositores. “Evoluiu em todos os sentidos, na comercialização, na qualidade das espécies e no número de apreciadores. Deu um salto muito grande”, diz.

O presidente da associação ainda comenta que a prática de cultivo se associa a um hobby, uma paixão. “É assim: começamos com uma espécie, depois vamos comprando e comprando. Passamos a estudar a planta e nos apaixonamos por ela”, afirma Fábio.

Exposição tem atraído cada vez mais visitantes (Foto: Fábio Borborema/Arquivo pessoal) Exposição tem atraído cada vez mais visitantes (Foto: Fábio Borborema/Arquivo pessoal)

Exposição tem atraído cada vez mais visitantes (Foto: Fábio Borborema/Arquivo pessoal)

Das plantas disponíveis para visitação, 90% são brasileiras e 10% correspondem a espécies asiáticas, bolivianas e colombianas. Os preços das orquídeas variam entre R$10 e R$150.

Durante a exposição, será ministrado um curso de cultivo de orquídeas. Neste sábado (24), o curso começa a partir das 15h, e no domingo às 11h. A exposição pode ser visitada de 10h às 22h, em um shopping da cidade localizado no Bairro Ibituruna.