Chile quer todas as provas do Pan-2023 classificatórias para Olimpíada

Os Jogos Pan-Americanos de Lima foram considerados um sucesso. Por meio do esporte, em instalações muito bem estruturadas, com mais simplicidade do que suntuosidade, o país conseguiu mostrar sua cultura e sua história para o mundo.

E, com vistas a ampliar o êxito nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, a Panam Sports (antiga Odepa) já pensa em tornar todas as provas classificatórias para os Jogos Olímpicos.

“É uma de nossas metas… assim os melhores vão estar no Chile”, afirmou o chileno Neven Ilic, presidente da Panam Sports, ao jornal El Mercúrio. Os Jogos Pan-Americanos de 2019 foram os que tiveram mais modalidades classificatórias para as Olimpíadas na história: 22 esportes no total.

Em relação à organização, Ilic se mostra preocupado em não repetir o planejamento do evento no Peru, que começou a ser estruturado na prática apenas dois anos antes do início dos Jogos.

“As coisas têm de ser feitas com o tempo. A sede é conhecida cinco anos antes dos Jogos. Chile já tem um gerente geral que está no Peru para acompanhar os Jogos (encerrados no dia 11). Uma coisa que tem de ficar clara é como distribuir o planejamento em quatro anos. Que não seja como aqui (Peru), que em dois anos se fez os desembolsos, o que significou uma carga maior para o Estado.”

Em tese, Santiago é uma cidade que tem até mais condições iniciais de abrigar um evento deste porte, por ser a capital de um país com um IDH bem superior ao do Peru. Em 2018, o Chile tinha o 44º IDH do mundo, com 0.843. O Peru era o 89º, com 0.750 .

Isso, no entanto, não tira a preocupação da organização, que considera necessário o país acelerar o passo nas obras, conforme ressaltou Ilic.

“Santiago tem muitos aspectos positivos: tem infraestrutura viária, como um grande aeroporto e metrô, que permite os Jogos se desenvolvam bem. Mas ao meu ver, o Chile não tem estrutura desportiva em nível dos Jogos Pan-Americanos. Não conheço o que tem planificado, mas não podemos entender isto como uma festa de 15 dias. É um legado para toda a vida.”

Ilic também adiantou que os Jogos de Santiago deverão ocorrer em outro período, para evitar o rigoroso inverno local. O mais provável é que sejam realizados entre outubro e novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *